Disseminação e Gestão do Projeto

100%

PROJETO

Gestão do Projeto

O sucesso do projeto está dependente de dois fatores importantes:

1) de um plano de comunicação, disseminação e divulgação do projeto coerente;

2) de uma gestão do projeto eficiente e eficaz.

No âmbito da comunicação, disseminação e divulgação do projeto e dos respetivos resultados, estão previstas a realização de 5 tarefas que, no seu conjunto, visam dar a conhecer a dimensão do projeto, incentivar a participação das empresas do setor da extração de granito ornamental e rochas similares, e da transformação, ao nível da fabricação de artigos de mármore e de rochas similares e fabricação de artigos de granito e de rochas da sub-região do Tâmega e Sousa nas ações que o projeto prevê e manter o respetivo setor informado da evolução das ações e dos resultados obtidos. Tudo isto através da utilização de suportes físicos, atividades presenciais e uma forte presença na web. Pretende-se que a comunicação suscite o interesse de todos os intervenientes (tarefa 4.1) e centralize toda a informação de comunicação, disseminação e divulgação do projeto e dos respetivos resultados (tarefa 4.2). A estratégia de comunicação terá em conta duas abordagens, comunicação mediática e publicitária e ampla utilização das novas tecnologias de informação e comunicação (tarefa 4.3) e promoção e divulgação direta dos resultados do projeto (tarefa 4.4 e 4.5).

Por outro lado, de forma a garantir uma gestão do projeto eficiente e eficaz, está previsto a realização de 2 tarefas, nomeadamente a tarefa 4.6 que visa garantir o bom desempenho das ações previstas e o alcance dos objetivos propostos, de acordo com o modelo de governação apresentado anteriormente, bem como a realização da tarefa 4.7 que tem como objetivo a realização de uma avaliação, por uma entidade externa, das várias tarefas realizadas, resultados, outputs e testemunhos das empresas envolvidas no projeto.

Objetivos:

O4.1 – Promover e comunicar as ações, tarefas, objetivos e os resultados do projeto;

O4.2 – Potenciar o envolvimento de entidades locais como agentes multiplicadores da comunicação das ações e dos resultados do projeto como meio para chegar a um maior número de empresas do setor;

O4.3 – Executar o projeto de acordo com o planeado, de forma a alcançar os objetivos e os resultados propostos.

Os objetivos desta atividade serão concretizados através da realização das seguintes tarefas:

Esta tarefa terá como objetivo obter uma imagem e respetivo manual de normas gráficas do projeto, de forma a criar uma identidade facilmente reconhecida e associada ao projeto, para que posteriormente seja utilizada em todos os meios e materiais de comunicação que serão utilizados para apresentação, divulgação e disseminação do projeto e dos respetivos resultados.
Com o desenvolvimento do website pretende-se centralizar toda a informação de comunicação, disseminação e divulgação do projeto e dos respetivos resultados, possibilitando, através da utilização de num único veículo digital, que todas as partes interessadas tenham acesso a toda a informação do projeto e dos respetivos resultados obtidos.
No âmbito desta tarefa estão previstos um conjunto de iniciativas que permitam dar a conhecer e promover o projeto. Terá como objetivo a utilização da imagem criada na tarefa 4.1, cumprindo com o disposto no regulamento de publicação de financiamento ao abrigo dos fundos comunitários, de forma a utilizar nos materiais de comunicação a produzir. Assim, serão utilizados os seguintes materiais: outdoors externos publicitários; flyers e cartazes de divulgação do projeto; flyers e cartazes para divulgação dos seminários e dos workshops; roll-ups do projeto; e pens para entregar no seminário de encerramento do projeto com toda a documentação que resultar do projeto. Também serão utilizados meios de comunicação nacional, através de anúncios publicitários em televisões nacionais com forte intervenção na sub-região do Tâmega e Sousa, pois permitem uma maior divulgação do projeto junto do publico alvo e do tecido empresarial. Não obstante, também serão utilizados os meios de comunicação social da respetiva sub-região do Tâmega e Sousa, através de anúncios publicitários em jornais. Também serão utilizadas as redes sociais para promover e divulgar o projeto, bem como para divulgar os respetivos resultados. Por último, serão também enviadas newsletters mensais que irão descrever as principais atividades e notícias relacionadas com o desenvolvimento do projeto.
Esta tarefa tem como finalidade assegurar a comunicação do projeto junto do setor da extração de granito ornamental e rochas similares, e da transformação, ao nível da fabricação de artigos de mármore e de rochas similares e fabricação de artigos de granito e de rochas da sub-região do Tâmega e Sousa, de forma a sensibilizar para a importância do projeto, no que diz respeito às ações abrangidas pelo mesmo, como fatores críticos para o aumento da competitividade e consequente reforço da capacitação empresarial das PME do setor.
No âmbito desta tarefa será organizado um seminário de encerramento do projeto que tem como objetivo a divulgação ampla dos resultados alcançados com o projeto e o seu impacto no setor.
Esta tarefa tem como objetivo assegurar a organização, gestão e acompanhamento técnico e administrativo do projeto com vista a garantir o bom desempenho das ações previstas, de forma a assegurar o cumprimento dos objetivos e dos resultados definidos no projeto, bem como o cumprimento das exigências propostas pela Autoridade de Gestão.
Esta tarefa tem como objetivo a realização de uma avaliação final do projeto por uma entidade externa, tendo em conta as várias tarefas realizadas, resultados, outputs e testemunhos das empresas pertencentes ao setor. O estudo de avaliação externa do projeto compilará todo o desenvolvimento do projeto e a obtenção ou não das metas e resultados inicialmente definidos, bem como integrará os outputs do projeto e as suas principais conclusões que serão apresentadas no seminário de encerramento do projeto e dos resultados do projeto.

Os resultados esperados com esta atividade são:

– Criação da imagem do projeto;

– Criação do Website do projeto;

– Realização de 1 seminário de apresentação do projeto;

– Realização de 1 seminário de encerramento do projeto;

– Desenvolvimento de materiais de comunicação do projeto, nomeadamente: flyers, cartazes, outdoors, roll-ups e pens.

– 18 Anúncios publicitários nas redes sociais;

– 18 Anúncios publicitários em televisões nacionais;

– 18 Envio de Newsletters;

– 18 Anúncios publicitários em jornais da sub-região do Tâmega e Sousa;

– 6 Relatórios de acompanhamento e monitorização do projeto;

– 1 Relatório de avaliação externa do projeto.

Diagnóstico do Setor

Capacitação Ambiental

Capacitação Digital

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