A atividade “Capacitação do setor da extração de granito ornamental e rochas similares, e da transformação, ao nível da fabricação de artigos de mármore e de rochas similares e fabricação de artigos de granito e de rochas da sub-região do Tâmega e Sousa, para a presença na economia digital” pretende sensibilizar as empresas pertencentes ao setor da importância da utilização da economia digital como um fator crítico de sucesso, bem como capacitar as mesmas com conhecimentos dos desafios e oportunidades da economia digital para o setor e de práticas de cooperação entre o setor, estando previsto a realização de 8 workshops de capacitação do setor no Modelo de Negócio Digital. De forma a estimular o referido setor na inserção na economia digital, tendo em vista o reforço das suas vantagens competitivas no contexto da economia global, proceder-se-á ao desenvolvimento, parametrização e implementação de um marketplace b2b (business-to-business), contribuindo para a implementação de uma estratégia de organização e agregação da oferta de todo o setor na mesma plataforma digital, bem como para um incremento da digitalização do setor, ajudando-o a superar os desafios e oportunidades que a “Nova Economia” proporciona, e que o atual contexto de crise provocada pelo COVID-19 potencia. Também serão desenvolvidos 4 workshops de capacitação do setor tendo em conta a respetiva utilização do marketplace b2b (business-to-business), para que todas as empresas do setor possam adquirir os conhecimentos técnicos sobre a nova ferramenta disponibilizada. Por último, e de forma a dar visibilidade ao marketplace, serão desenvolvidas ferramentas digitais, estratégicas para o crescimento sustentado e competitivo do setor, tendo em conta a presença do setor na economia digital.
Objetivos:
O3.1 – Capacitar o setor para a utilização da economia digital;
O3.2 – Implementar uma estratégia de organização e agregação da oferta de todo o setor na mesma plataforma digital, de forma a permitir uma evolução do posicionamento a jusante do setor na respetiva cadeia de valor;
O3.3 – Promover e criar uma rede de cooperação entre o setor, tendo em conta os desafios e as oportunidades da economia digital;
O3.4 – Adequar o modelo de negócio do setor através da inserção do mesmo na economia digital, desmaterializando os processos;
O3.5 – Criar uma ferramenta que permita a implementação de uma estratégia de organização e agregação da oferta de todo o setor na mesma plataforma digital.
Os objetivos desta atividade serão concretizados através da realização das seguintes tarefas:
Com a realização da tarefa anterior, será muito importante capacitar o setor da extração de granito ornamental e rochas similares, e da transformação, ao nível da fabricação de artigos de mármore e de rochas similares e fabricação de artigos de granito e de rochas da sub-região do Tâmega e Sousa, com conhecimentos técnicos e práticos da utilização da ferramenta digital, de forma a reforçar as capacidades empresariais do setor, permitindo aumentar a competitividade num fator crítico , como é o caso da economia digital. Assim, serão realizados 4 workshops, cada um com uma duração de 4 horas, onde os participantes – empresas pertencentes ao setor, poderão desenvolver, na prática, a utilização da ferramenta digital a implementar, dando início à presença do setor na economia digital, através de uma estratégia de organização e agregação da oferta de todo o setor na mesma plataforma digital.
Os resultados esperados com esta atividade são:
– Sensibilizar o setor para a importância a economia digital como fator crítico de competitividade;
– Capacitar o setor com conhecimentos dos desafios e oportunidades da economia digital e de práticas de cooperação entre o setor;
– Realização de 8 workshops de capacitação do setor no Modelo de Negócio Digital: participação média de 15 ou mais empresas em cada workshop;
– Desenvolvimento, parametrização e implementação de um marketplace b2b (business-to-business);
– Realização de 4 workshops de capacitação do setor para a utilização do marketplace b2b (business-to-business): participação média de 15 ou mais empresas em cada workshop;
– Implementação de uma estratégia de organização e agregação da oferta de todo o setor na mesma ferramenta digital.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |