Capacitação Digital

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Capacitação Digital

A atividade “Capacitação do setor da extração de granito ornamental e rochas similares, e da transformação, ao nível da fabricação de artigos de mármore e de rochas similares e fabricação de artigos de granito e de rochas da sub-região do Tâmega e Sousa, para a presença na economia digital” pretende sensibilizar as empresas pertencentes ao setor da importância da utilização da economia digital como um fator crítico de sucesso, bem como capacitar as mesmas com conhecimentos dos desafios e oportunidades da economia digital para o setor e de práticas de cooperação entre o setor, estando previsto a realização de 8 workshops de capacitação do setor no Modelo de Negócio Digital. De forma a estimular o referido setor na inserção na economia digital, tendo em vista o reforço das suas vantagens competitivas no contexto da economia global, proceder-se-á ao desenvolvimento, parametrização e implementação de um marketplace b2b (business-to-business), contribuindo para a implementação de uma estratégia de organização e agregação da oferta de todo o setor na mesma plataforma digital, bem como para um incremento da digitalização do setor, ajudando-o a superar os desafios e oportunidades que a “Nova Economia” proporciona, e que o atual contexto de crise provocada pelo COVID-19 potencia. Também serão desenvolvidos 4 workshops de capacitação do setor tendo em conta a respetiva utilização do marketplace b2b (business-to-business), para que todas as empresas do setor possam adquirir os conhecimentos técnicos sobre a nova ferramenta disponibilizada. Por último, e de forma a dar visibilidade ao marketplace, serão desenvolvidas ferramentas digitais, estratégicas para o crescimento sustentado e competitivo do setor, tendo em conta a presença do setor na economia digital.

Objetivos:

O3.1 – Capacitar o setor para a utilização da economia digital;

O3.2 – Implementar uma estratégia de organização e agregação da oferta de todo o setor na mesma plataforma digital, de forma a permitir uma evolução do posicionamento a jusante do setor na respetiva cadeia de valor;

O3.3 – Promover e criar uma rede de cooperação entre o setor, tendo em conta os desafios e as oportunidades da economia digital;

O3.4 – Adequar o modelo de negócio do setor através da inserção do mesmo na economia digital, desmaterializando os processos;

O3.5 – Criar uma ferramenta que permita a implementação de uma estratégia de organização e agregação da oferta de todo o setor na mesma plataforma digital.

Os objetivos desta atividade serão concretizados através da realização das seguintes tarefas:

Com esta tarefa pretende-se sensibilizar o setor para a importância da economia digital como fator crítico de competitividade do tecido empresarial que constitui o referido setor, bem como capacitar o setor com conhecimentos dos desafios e oportunidades da economia digital e de práticas de cooperação digitais entre o setor, de forma a promover o aumento da competitividade. Esta tarefa constitui o primeiro passo para a discussão e troca de informações entre o setor sobre o tema da implementação de uma estratégia de organização e agregação da oferta de todo o setor na mesma plataforma digital, de forma a responder aos desafios da “nova economia”. Assim, serão realizados 8 workshops, cada um com uma duração de 4 horas, de capacitação no modelo de negócio digital do setor da extração de granito ornamental e rochas similares, e da transformação, ao nível da fabricação de artigos de mármore e de rochas similares e fabricação de artigos de granito e de rochas, da sub-região do Tâmega e Sousa, nomeadamente: 2 Workshops com o tema “Desafios e oportunidades para o setor resultantes da Economia Digital”; 2 Workshops com o tema “Estratégia digital do setor e interação com a estratégia de negócio tradicional (presencial)”; 2 Workshops com o tema “Inovação, parcerias e trabalho em rede das empresas do setor”; e 2 Workshops com o tema “Internacionalização do setor e exportação digitais”.
Esta tarefa tem como objetivo, através da criação de uma ferramenta digital, materializar a estratégia de organização e agregação da oferta de todo o setor na mesma plataforma digital, de forma a permitir uma evolução do posicionamento a jusante do setor na respetiva cadeia de valor, implementando assim um modelo de negócio inovador no setor, que promove, fomenta e facilita a negociação em rede, conjugando os esforços das empresas do setor da extração de granito ornamental e rochas similares, e da transformação, ao nível da fabricação de artigos de mármore e de rochas similares e fabricação de artigos de granito e de rochas da sub-região do Tâmega e Sousa, no mesmo espaço digital, seguindo os modelos mais avançados das especificações de design para esta área de negócio. A ferramenta digital permitirá estimular o referido setor na inserção na economia digital, através da promoção de parcerias colaborativas entre as empresas do setor.

Com a realização da tarefa anterior, será muito importante capacitar o setor da extração de granito ornamental e rochas similares, e da transformação, ao nível da fabricação de artigos de mármore e de rochas similares e fabricação de artigos de granito e de rochas da sub-região do Tâmega e Sousa, com conhecimentos técnicos e práticos da utilização da ferramenta digital, de forma a reforçar as capacidades empresariais do setor, permitindo aumentar a competitividade num fator crítico , como é o caso da economia digital. Assim, serão realizados 4 workshops, cada um com uma duração de 4 horas, onde os participantes – empresas pertencentes ao setor, poderão desenvolver, na prática, a utilização da ferramenta digital a implementar, dando início à presença do setor na economia digital, através de uma estratégia de organização e agregação da oferta de todo o setor na mesma plataforma digital.

Como forma de dar visibilidade ao trabalho desenvolvido no âmbito desta atividade e na ânsia de continuar a capacitar o setor com ferramentas digitais, esta tarefa tem como objetivo o reforço da capacitação empresarial do setor, de forma a colmatar a pouca relevância de um dos principais fatores críticos de competitividade, nomeadamente a presença do setor na economia digital, através da: parametrização e implementação de uma solução de CRM do setor; conceção de 5 modelos de campanha de email marketing para mercados externos; preparação de campanhas e respetiva monitorização; conceção e desenvolvimento de modelo de newsletter. Ou seja, esta tarefa servirá de base à estratégia a implementar de organização e agregação da oferta de todo o setor na mesma plataforma digital, pois com a criação das ferramentas digitais para todo o universo do setor, garantirá uma evolução do posicionamento a jusante do setor na respetiva cadeia de valor.

Os resultados esperados com esta atividade são:

– Sensibilizar o setor para a importância a economia digital como fator crítico de competitividade;

– Capacitar o setor com conhecimentos dos desafios e oportunidades da economia digital e de práticas de cooperação entre o setor;

– Realização de 8 workshops de capacitação do setor no Modelo de Negócio Digital: participação média de 15 ou mais empresas em cada workshop;

– Desenvolvimento, parametrização e implementação de um marketplace b2b (business-to-business);

– Realização de 4 workshops de capacitação do setor para a utilização do marketplace b2b (business-to-business): participação média de 15 ou mais empresas em cada workshop;

– Implementação de uma estratégia de organização e agregação da oferta de todo o setor na mesma ferramenta digital.

Capacitação
Ambiental

Diagnóstico
do Setor

Disseminação e Gestão do Projeto

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